14 de outubro de 2010

Iluminação, branca ou amarela? Eis a questão!

Vamos falar de uma característica específica das lâmpadas, ok?! É a sua temperatura de cor. Vocês ja perceberam que ao entrar em determinado ambiente, ele nos proporciona estímulo? ou então aconchego? pois é, culpa da luz.

Segundo o livro de, FrancoeFortes:
"TEMPERATURA DE COR: corresponde à tonalidade aparente da luz, sendo sua unidade expressa em graus Kelvin (K). A maioria das lâmpadas tem temperaturas de cor variando entre tonalidades alaranjadas (2.300K), amareladas, brancas e branco-azuladas (6.000K)."

Gente, é mais ou menos como o SOL, nossa maior inspiração. Ao amanhecer, o sol tem um tom mais avermelhado, mais quente; a medida que o dia vai passando, sua luz vai ficando mais amarela até se tornar bem branca.
Aí, surge a pergunta.. tá, mas qual temperatura de cor devo comprar?  é que tá TUDO depende. Está mais que comprovado que uma iluminação mais amarelada em torno de 2.700K e 3.100K.. relaxa e proporciona aconchego. Já uma iluminação em torno dos 4.000K e 4.200K.. induz a atividade e estimula. Ou seja, na sala, quartos, e áreas de estar em geral, optem por lâmpadas mais "quentes" (amareladas). Já em espaços de atividades como; cozinhas, área de serviço, escritório, a luz "branca" (4.000K) é a mais indicada. Mas isso não significa que é proibido utilizar uma lâmpada 3.000K na cozinha ok?! Como ja falei, tudo vai depender da "sensação" que vocês querem obter em cada espaço.

Digitalizei essas duas imagens, onde podemos ver claramente a diferença entre as tonalidades da Luz. Essa primeira foto é de uma residência, que para proporcionar aconchego, optou por uma iluminação mais intimista e amarelada 2.700K.
Já essa segunda imagem é o hall de um Hospital, onde criaram grandes planos iluminados por lâmpadas fluorescentes 4.000K
É importante destacar que, a cor da luz em nada interfere na Eficiência Energética da lâmpada, não sendo válida a impressão de que quanto mais clara, mais potente é a lâmpada.

Então, na hora de colocar a lâmpada na cestinha, ou de especificar em projeto, observem a sua temperatura de cor, que vai estar expressa em Kelvins (K) e TEM QUE TER na embalagem/catálogo ok?! E vocês, preferem uma iluminação amarelinha ou mais branca?

23 comentários:

  1. Bárbara que bom que vc voltou, com seu bom gosto e suas dicas sempre muito válidas.
    Eu prefiro uma iluminação amarelada me sinto melhor, mas não abro mão da minha luz branca na cozinha kkkkkk

    bjsssss

    ResponderExcluir
  2. humm muito util esse post ein ...
    concerteza a luz faz toda a diferença
    sou fã da luz amarela muito calmante e aconchegante.

    beijos
    estou ansiosa pelo proximo assunto ;)

    ResponderExcluir
  3. ah Julia éis uma fofa, é na cozinha tbm voto na branca hahaa

    E Luh amiga, sempre me apoiando em tudo. Vou falar p sua chefe colocar uma luz amarelinha ai no seu escritório aii vc fica bem calminha hahaa

    Beijos meninas

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbara,
    Adorei seu blog... estou lendo os posts antigos e adorando.
    E por falar em luz, qual luz eh indicada para o banheiro, para nos auxiliar na hora da maquiagem? Que tal um post sobre o assunto?
    Fica a dica!
    Um super beijo, Poly / RJ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi dizer que em salas de degustação de vinhos e cervejas, são utilizadas em conjunto as lâmpadas brancas e amarelas, pois elas realçam a cor natural das bebidas. Não sei se procede, até gostaria de saber!

      Excluir
  5. Quando temos em um ambiente só, cozinha e estar, como projetar a iluminação? Acho que fica horrível estar com iluminação amarela a cozinha com a branca. O que v. acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto seria utilizar um lustre como aqueles mais baixos que se direciona a mesa com uma luz de 3000k e na cozinha a luz que mais agrada

      Excluir
    2. Minha sala é integrada com a cozinha, coloquei luz amarela nos dois ambientes. Ficou ótimo! Foi a recomendação da arquiteta da loja, fiquei apreensiva mas adorei!

      Excluir
  6. Oii Polyana, que bom que vc gostou do blog, adoro ler isso.. fico feliz ;)
    o melhor tipo de iluminação no espelho é a lateral (proveniente de arandelas) pois no teto, causam sombra ao se aproximar do espelho. o ideal mesmo é aquela utilizada em camarim, com lâmpada incandescente "bolinha", onde a luz vem de todos os lados. Beijão e obrigada por participar do blog

    ResponderExcluir
  7. Oi Bárbara, tenho uma sala de jantar e na continuidade do ambiente uma sala de estar; coloquei na sala de jantar papel de parede branco com prata mesa com base preta tampo de vidro. Acredito que combinaria mais a luz branca. Na sala de estar cores mais quentes por isso quero colocar as lampadas amarelas! Só que estou em dúvida se a proximidade dos ambientes permite essa opção ou devo apostar em uma das cores?

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Gostaria de saber se poderia misturar branco quente 3.000k e branco frio 6.000k
    Na minha área de lazer irei utilizar 6 plafon quadrado led de 18W cada (branco frio 6.000k) e em cima do balcao 6 spot led 3W cada + 4 do lado da TV (2 de cada lado, esses spot no branco quente 3.000k.
    No lavado tem arandela 2 foco na cor branco quente tb 3.000k...
    Gostaria de saber se essa mistura fica bom?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Ola boa noite. Tenho um espaço integrado a cozinha, porem o que separa estes espaços e uma porta de vidro, usar luz amarela no primeiro e na cozinha luz branca? Fica estranho?

    ResponderExcluir
  10. Vai de cada um, obviamente, mas em minha casa nova só utilizei lâmpadas LED até 3000 K, algumas fitas de LED de 2700K, o que é difícil achar, as fábricas estão padronizando tudo para 3000K, mas na cozinha e lavanderia não abri mão da luz branca 6000K. Cozinha não integrada com a sala. A luz branca para a cozinha é bem melhor, inclusive em relação à sensação de limpeza e modernidade. Agora a tecnologia LED está ficando cada vez mais barata, e vale muito a pena, pois a economia e durabilidade fazem a diferença, além, é claro, do LED não emitir calor no facho de luz, quem tem lâmpada dicróica halógena sabe do que falo, isso inclusive, faz grande diferença em performance na refrigeração de equipamentos de AC.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal as comparações, realmente gera muita dúvida.
    Iluminação Led

    ResponderExcluir
  12. Olá eu tenho uma sala de estar e coloquei um ventilador com luz branca e coloquei um lustre de cristal no mesmo ambiente porém posso por luz amarela nesse lustre ou tem q ser branca por causa da luz do ventilador

    ResponderExcluir
  13. Olá eu tenho uma sala de estar e coloquei um ventilador com luz branca e coloquei um lustre de cristal no mesmo ambiente porém posso por luz amarela nesse lustre ou tem q ser branca por causa da luz do ventilador

    ResponderExcluir
  14. OLÁ ESTOU TERMINANDO DE CONSTRUIR UM SALÃO DE FESTAS ELE NÃO SERÁ FORRADO A COBERTURA É DE ESTRUTURA METALICA;GOSTARIA DE SABER SE USO LUZ BRANCA OU AMARELA DE LED,O SALÃO TEM 300M2

    ResponderExcluir
  15. Em uma sala de estar integrada com a sala de jantar qual Liz fica mais apropriada para o lustre da sala de jantar?

    ResponderExcluir
  16. Posso colocar na cozinha pequena, luzes centrais paflons brancos e spots laterais com luzes mescladas (fria e quente)? Ex: bancadas luz fria, parede com pratelerias luz quente???

    ResponderExcluir
  17. Olá, minha sala de estar é integrada com a sala de jantar. Nesta colocarei uma luminária com luz quente em cima da mesa e usarei na parede próxima spot com luz fria. Minha dúvida é na iluminação da sala de estar, pois não sei se fica estranho usar a luz central fria e spot de luz quente em alguns pontos(inverso da sala de jantar). Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. eu tenho salao de festa qual luz eu coloco tudo led branca ou mesturo com led amarelo

    ResponderExcluir
  19. BELA MATÉRIA, MUITO BOM
    GRATIDÃO
    LIQUIDAÇÃO DE LUSTRES E LUMINÁRIAS
    https://www.lustresparasala.com/
    LUMINÁRIAS E LUSTRES PERSONALIZADOS
    https://www.raydimenezes.com.br/
    https://uploads.disquscdn.com/images/9d88033890296af43ad283a72d4f16ed8344cc2030d6e3ead2a9ce8a50f48bba.jpg

    ResponderExcluir