14.10.10

Iluminação, branca ou amarela? Eis a questão!

Vamos falar de uma característica específica das lâmpadas, ok?! É a sua temperatura de cor. Vocês ja perceberam que ao entrar em determinado ambiente, ele nos proporciona estímulo? ou então aconchego? pois é, culpa da luz.

Segundo o livro de, FrancoeFortes:
"TEMPERATURA DE COR: corresponde à tonalidade aparente da luz, sendo sua unidade expressa em graus Kelvin (K). A maioria das lâmpadas tem temperaturas de cor variando entre tonalidades alaranjadas (2.300K), amareladas, brancas e branco-azuladas (6.000K)."

Gente, é mais ou menos como o SOL, nossa maior inspiração. Ao amanhecer, o sol tem um tom mais avermelhado, mais quente; a medida que o dia vai passando, sua luz vai ficando mais amarela até se tornar bem branca.
Aí, surge a pergunta.. tá, mas qual temperatura de cor devo comprar?  é que tá TUDO depende. Está mais que comprovado que uma iluminação mais amarelada em torno de 2.700K e 3.100K.. relaxa e proporciona aconchego. Já uma iluminação em torno dos 4.000K e 4.200K.. induz a atividade e estimula. Ou seja, na sala, quartos, e áreas de estar em geral, optem por lâmpadas mais "quentes" (amareladas). Já em espaços de atividades como; cozinhas, área de serviço, escritório, a luz "branca" (4.000K) é a mais indicada. Mas isso não significa que é proibido utilizar uma lâmpada 3.000K na cozinha ok?! Como ja falei, tudo vai depender da "sensação" que vocês querem obter em cada espaço.

Digitalizei essas duas imagens, onde podemos ver claramente a diferença entre as tonalidades da Luz. Essa primeira foto é de uma residência, que para proporcionar aconchego, optou por uma iluminação mais intimista e amarelada 2.700K.
Já essa segunda imagem é o hall de um Hospital, onde criaram grandes planos iluminados por lâmpadas fluorescentes 4.000K
É importante destacar que, a cor da luz em nada interfere na Eficiência Energética da lâmpada, não sendo válida a impressão de que quanto mais clara, mais potente é a lâmpada.

Então, na hora de colocar a lâmpada na cestinha, ou de especificar em projeto, observem a sua temperatura de cor, que vai estar expressa em Kelvins (K) e TEM QUE TER na embalagem/catálogo ok?! E vocês, preferem uma iluminação amarelinha ou mais branca?

11 comentários:

  1. Bárbara que bom que vc voltou, com seu bom gosto e suas dicas sempre muito válidas.
    Eu prefiro uma iluminação amarelada me sinto melhor, mas não abro mão da minha luz branca na cozinha kkkkkk

    bjsssss

    ResponderExcluir
  2. humm muito util esse post ein ...
    concerteza a luz faz toda a diferença
    sou fã da luz amarela muito calmante e aconchegante.

    beijos
    estou ansiosa pelo proximo assunto ;)

    ResponderExcluir
  3. ah Julia éis uma fofa, é na cozinha tbm voto na branca hahaa

    E Luh amiga, sempre me apoiando em tudo. Vou falar p sua chefe colocar uma luz amarelinha ai no seu escritório aii vc fica bem calminha hahaa

    Beijos meninas

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbara,
    Adorei seu blog... estou lendo os posts antigos e adorando.
    E por falar em luz, qual luz eh indicada para o banheiro, para nos auxiliar na hora da maquiagem? Que tal um post sobre o assunto?
    Fica a dica!
    Um super beijo, Poly / RJ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi dizer que em salas de degustação de vinhos e cervejas, são utilizadas em conjunto as lâmpadas brancas e amarelas, pois elas realçam a cor natural das bebidas. Não sei se procede, até gostaria de saber!

      Excluir
  5. Quando temos em um ambiente só, cozinha e estar, como projetar a iluminação? Acho que fica horrível estar com iluminação amarela a cozinha com a branca. O que v. acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto seria utilizar um lustre como aqueles mais baixos que se direciona a mesa com uma luz de 3000k e na cozinha a luz que mais agrada

      Excluir
    2. Minha sala é integrada com a cozinha, coloquei luz amarela nos dois ambientes. Ficou ótimo! Foi a recomendação da arquiteta da loja, fiquei apreensiva mas adorei!

      Excluir
  6. Oii Polyana, que bom que vc gostou do blog, adoro ler isso.. fico feliz ;)
    o melhor tipo de iluminação no espelho é a lateral (proveniente de arandelas) pois no teto, causam sombra ao se aproximar do espelho. o ideal mesmo é aquela utilizada em camarim, com lâmpada incandescente "bolinha", onde a luz vem de todos os lados. Beijão e obrigada por participar do blog

    ResponderExcluir
  7. Oi Anônimos.. Nesse caso, optaria por utilizar na iluminação geral/difusa do ambiente a temperatura de cor de 4.000K.. Tanto na área de cozinha como na área de estar, por ser uma luz agradável, bem similar a luz do dia. Além disso na área de estar eu teria outras fontes de luz (em circuitos/retornos) separados essas sim com temperatura em torno de 3.000K, com isso você pode criar cenas, e ter uma iluminação mais dinâmica, cada qual para a sua atividade.

    Agradeço por participarem... Beijos e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bárbara, tenho uma sala de jantar e na continuidade do ambiente uma sala de estar; coloquei na sala de jantar papel de parede branco com prata mesa com base preta tampo de vidro. Acredito que combinaria mais a luz branca. Na sala de estar cores mais quentes por isso quero colocar as lampadas amarelas! Só que estou em dúvida se a proximidade dos ambientes permite essa opção ou devo apostar em uma das cores?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para o Luz&Design.. Para comentar basta selecionar a opção Comentar como: >nome/ULR< preencher com seu nome (se vc não tem ULR não precisa preencher essa campo ok?) clicar em >continuar< e pronto. Beijos e obrigada pela participação!