30 de outubro de 2011

Iluminação Comercial: Loja Makenji

Esse projeto, finalizamos ainda no ano passado, já era para ter postado aqui no blog faz tempo, mas sempre fico no aguardo de fotos melhores, e acabo adiando as postagens, e com a correria dos dias, as fotos não acontecem, e consequentemente os posts também não.  Ainda mais, quando as obras não são aqui em Floripa, como no caso desse projeto.

Fiquei super feliz quando soube que iríamos trabalhar na iluminação da loja Makenji, por ser uma loja que sempre gostei e frequentei (esse projeto foi em Porto Alegre RS, mas existem várias Makenjis aqui em Florianópolis) e isso facilita muito na hora de idealizar o conceito, e o projeto como um todo, saber as necessidades dos usuários finais, conta, e muito, para um bom resultado final.

Como a loja estava em liquidação no dia das fotos, não coseguimos ver com total fidelidade a iluminação das vitrines, mas já dá para se ter uma ideia. Nesse caso, existem duas situações distintas de vitrine, com isso criamos um tipo de iluminação para cada situação. Como em cada Coleção o conceito da vitrine muda, a iluminação segue essa mudança.
  
As vitrines abertas possuem um sistema de iluminação instalado em um nicho de 5cm de profundidade no forro de gesso, ocultando ao máximo a fonte de luz.
As vitrines que tem a testeira com a logo MK (elemento que contribui para ocultar o sistema de iluminação) possuem trilhos eletrificados com spots direcionáveis para lâmpadas (halógena AR 111– 24/8 graus) em conjunto com uma iluminação difusa e indireta proveniente de nichos (superior e inferior) criados na extremidade das vitrines.
A premissa conceitual para a iluminação deste espaço foi buscar uma iluminação elegante, que valorizasse a  loja como um todo e induzisse os clientes à compra. Por outro lado, não queríamos uma iluminação muito dramática, cênica, para não "acuar" os clientes, já que a loja atende todos os públicos.
Em grande parte da loja, a iluminação funciona interagindo 3 sistemas de iluminação:  mobiliário de parede com luz própria, sanca com luz difusa e focada, e linhas de luminárias alternando o tipo de lâmpada.

Projeto Luminotécnico: Bárbara Fuhrmann e Marcos Damerau, títular do escritório MD Projetos em Energia.

 imagens:MD.Makenji

4 comentários:

  1. Oi Barbara,
    Nao entendo de iluminaçã...só sei falar se esta bonitonou feio...
    Esse projeto ficou linnnnndo!
    Parabens!
    Bjus
    Paula Kasas
    A Moda em Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  2. estou precisando de uma design de iluminaçao p/executar meu projeto de loja de calçados.tem como enviar-lhe o prejeto e conversar-mos por tel,
    aguardo resposta
    rosalba 35 9212 8668





















    ResponderExcluir
  3. me ajudou demais, na hora de trocar os materiais elétricos zona norte sp na minha loja, ameeei muiito

    ResponderExcluir
  4. BELA MATÉRIA ---- ADOREI
    PARABÉNS
    LOJA ONLINE DE LUSTRES E LUMINÁRIAS
    https://www.lustresparasala.com/
    https://www.raydimenezes.com.br/ site

    ResponderExcluir