4 de fevereiro de 2013

Iluminação Museu: MASC (I)

Faz tempo que quero compartilhar esse projeto com vocês, quando ainda estava na MD tive a oportunidade de projetar a iluminação do MASC, Museu de Artes aqui de Santa Catarina que fica localizado no Centro Integrado de Cultura, o nosso CIC!
Por ser um projeto cheio de detalhes peculiares acredito ser melhor dividir em 3 posts, o que vocês acham? Esse primeiro para apresentar o projeto, conceito e tal, o segundo para explicar de forma técnica o luminotécnico, e o terceiro para falar das luminárias e seus efeitos... Desse jeito fica mais organizado, prático de ler, e não fica aquele MEGA post, né?!

Vamos então conhecer o MASC antes?
Pois é, nada parecia com um Museu de Artes, esse forro "sujo", desorganizado... Sem contar a fonte de luz, que inclusive só havia um tipo, dá para acreditar? Um tipo de luz para atender as várias necessidades de um Museu...Enfim!
Obra pública a gente já sabe né?! Então tínhamos que pensar muito bem no que realmente valeria o investimento. Fazer ou não as sancas? Essa foi uma das nossas maiores dúvidas... Queríamos que os usuários percebessem o efeito da luz, mas sem perceber/visualizar as luminárias, a única coisa que queríamos que chamasse a atenção, eram as obras de arte.
Para isso fizemos alguns estudos...
Com essas imagens não foi tão difícil "vender" a ideia, é notável a diferença das sancas... Porém a execução não foi tão simples assim, pois as aberturas no forro tinham que "sustentar" o peso do trilho e seus vários projetores, então além do gesso temos também uma estrutura interna. Mas vou dizer pra vocês, valeu a pena eim, o espaço ficou muito mais "limpo" além das luminárias, ocultou também toda a infra.

O conceito do projeto é simples...Ser flexível e também rigoroso quanto às exigências técnicas de cada obra.
A inauguração foi um sucesso, ai como eu sou boba haha... Foi até capa do Diário Catarinense, jornal super respeitado aqui do sul. O Museu reabriu as portas ainda em 2011 com a exposição Linhas Artísticas, depois disso recebeu várias outras exposições, e foi até palco de desfile de moda... Sinal de que a iluminação ficou sim, versátil e flexível  conseguindo atender à todas as necessidades de um Museu de arte.
A iluminação tem direta influência no resultado final de uma exibição. Carrega consigo os potenciais dos volumes de luz e sombra, dos destaques, do aberto e do fechado, do detalhe, do direcionamento, da cor, da atmosfera, da mágica... 

Como já falei no inicio do post, esse é apenas para apresentar o projeto.. o próximo para explicar de forma técnica, e o último falaremos das luminárias, ok?!

E ai, você que é de Floripa.. Já foi visitar o MASC?

Projeto Luminotécnico: Bárbara Fuhrmann e Marcos Damerau, titular do escritório MD Projetos em Energia.

2 comentários:

  1. Really good blog. keep going!
    Review my web blog - canapé design

    ResponderExcluir
  2. Oii td bem?
    Vim te convidar para conhecer meu novo blog!! Não deixe de acompanhar pq ainda vai rolar muita coisa linda por lá!
    Estou te esperando e também te acompanhando aqui no seu cantinho!!

    ♥♥ www.cordecoracao.blogspot.com ♥♥

    *.*Bjks*.*

    ResponderExcluir