Vamos lá.. Hoje vamos falar de alguns princípios básicos na hora da realização de um projeto de.. ILUMINAÇÃO. Em um Projeto Luminotécnico considero alguns pontos importantíssimos ..
*Ser fiel ao projeto de arquitetura – A luz pode enaltecer uma bela arquitetura, ou até mesmo um pequeno detalhe dela, mas quando não bem utilizada e aplicada., a luz pode desconfigurar totalmente o projeto arquitetônico. Acho super importante o Lighting designer trabalhar em parceria com o arquiteto responsável, com isso o profissional da luz vai “captar” a linguagem estética do projeto e vai conseguir ser fiel a arquitetura.
*Saber interpretar o espaço, o cliente e suas expectativas – Além de compreender totalmente o espaço e sua arquitetura, importante também é conseguir interpretar o cliente e suas expectativas, muitas vezes eles imaginam uma coisa mas por serem “leigos” não conseguem passar isso que estão imaginando, e acabamos entendendo de forma equivocada.. e, já no ponto de partida do projeto, iniciamos pelo caminho errado. O jeito é fazer um briefing bem “mastigadinho”, com imagens e croquis para que as idéias fiquem claras para todos.
*Ter em mente que a luz não só se enxerga, também a sentimos – Do que adianta usar as luminárias mais lindas e caras, se ao entrarmos no ambiente não sentirmos nada?! Na hora de projetar a luz, temos que ter bem claro em mente o que aquele ambiente deseja passar.. ousadia? Aconchego? Dinamismo?. Tendo isso bem claro, ai sim, podemos iniciar o projeto tendo em vista a emoção que vamos sentir ao entrar nele.
*O projeto não termina com a entrega das pranchas... termina na inauguração do espaço – Pra quem pensa que é só entregar o projeto e deu, missão cumprida.. errado. Para termos a garantia que a obra vai ser executada igual ao projeto, só acompanhando ou com uma equipe de mão-de-obra especializada e de confiança, para a garantia total a fidelidade do projeto. Sabemos bem o que alguns centímetros de diferença podem causar em uma sanca, ou em um acabamento.. então, só no dia da inauguração com tudo nos “trinks” podemos considerar que o projeto terminou.
Por Bárbara Fuhrmann
Agora, algumas imagens da arcoweb (http://www.arcoweb.com.br/) onde podemos "sentir" a luz..
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir