12 de abril de 2010

ILUMINAÇÃO

Vamos lá.. Hoje vamos falar de alguns princípios básicos na hora da realização de um projeto de.. ILUMINAÇÃO. Em um Projeto Luminotécnico considero alguns pontos importantíssimos ..
*Ser fiel ao projeto de arquitetura – A luz pode enaltecer uma bela arquitetura, ou até mesmo um pequeno detalhe dela, mas quando não bem utilizada e aplicada., a luz pode desconfigurar totalmente o projeto arquitetônico. Acho super importante o Lighting designer trabalhar em parceria com o arquiteto responsável, com isso o profissional da luz vai “captar” a linguagem estética do projeto e vai conseguir ser fiel a arquitetura.
*Saber interpretar o espaço, o cliente e suas expectativas – Além de compreender totalmente o espaço e sua arquitetura, importante também é conseguir interpretar o cliente e suas expectativas, muitas vezes eles imaginam uma coisa mas por serem “leigos” não conseguem passar isso que estão imaginando, e acabamos entendendo de forma equivocada.. e, já no ponto de partida do projeto, iniciamos pelo caminho errado. O jeito é fazer um briefing bem “mastigadinho”, com imagens e croquis para que as idéias fiquem claras para todos.
*Ter em mente que a luz não só se enxerga, também a sentimos – Do que adianta usar as luminárias mais lindas e caras, se ao entrarmos no ambiente não sentirmos nada?! Na hora de projetar a luz, temos que ter bem claro em mente o que aquele ambiente deseja passar.. ousadia? Aconchego? Dinamismo?. Tendo isso bem claro, ai sim, podemos iniciar o projeto tendo em vista a emoção que vamos sentir ao entrar nele.
*O projeto não termina com a entrega das pranchas... termina na inauguração do espaço – Pra quem pensa que é só entregar o projeto e deu, missão cumprida.. errado. Para termos a garantia que a obra vai ser executada igual ao projeto, só acompanhando ou com uma equipe de mão-de-obra especializada e de confiança, para a garantia total a fidelidade do projeto. Sabemos bem o que alguns centímetros de diferença podem causar em uma sanca, ou em um acabamento.. então, só no dia da inauguração com tudo nos “trinks” podemos considerar que o projeto terminou.

Por Bárbara Fuhrmann

Agora, algumas imagens da arcoweb (http://www.arcoweb.com.br/) onde podemos "sentir" a luz..

 

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir