7 de julho de 2010

ESTILO

Sempre achei um pouco complicado falar sobre estilo, seja na moda ou na decoração, até porque tem um significado bem amplo e às vezes até vago. Em geral indica um grupo de características mais ou menos constantes e definidas, que permitem a identificação do "tal estilo". Quando alguém me pergunta sobre o meu estilo, fico me perguntando.. Tá, só posso ter um? Gosto de misturas (tudojuntoemisturado).. Então sou eclética?! Não sei..Hahaa
----------------------------------------------------------
Mas na hora da decoração, acho muito importante a pessoa ter pelo menos uma noção de estilo, no mínimo algum no qual ela se identifique mais, para quem for fazer o projeto ter um ponto de partida, na hora do conceito. Para tentar ajudar, segue um guia de estilos para vocês, defina o seu..
----------------------------------------------------------

Masculino: soluções práticas e funcionais sem perder a bossa. Cenário pronto para receber amigos. Ambiente sóbrio, forte e com personalidade. Um toque de irreverência. objetos de desejo. Obras de arte. tecnologia. mármore. madeira. aço inox.
Urbano: ambientes cosmopolitas, decoração e peças atemporais, atmosfera sofisticada e sem excessos. Simetria. Clima de loft nova-iorquino. Sábia mistura de cores sem necessariamente cair no bege.
Teatral: misturar peças clássicas com modernas, ambientes cenográficos e de forte impacto visual, sofisticação com personalidade. Veludo. capitonê. seda.laca. Ambientes dramáticos.
Romântico: peças artesanais, estampas florais ou arabescos, peças que remetem as curvas e a beleza do corpo feminino. Ambientes suaves e acolhedores, predominância de cores quentes.
Natural: Materiais naturais e que respeitem o meio ambiente. Ambientes sensoriais. Os 4 elementos.. água, fogo, terra e ar. Trazer a natureza para dentro de casa. Fibras naturais, madeira de demolição, bambu. Ambientes zen e com toques orientais.
Espirituoso: idéias originais e que reflitam o SEU estilo de vida. Comunicação visual, ambientes com humor. fotografia. Arte. Poesia. Boas sacadas. Peças garimpadas. Peças lúdicas.

Casual: bem-estar acima de tudo, ficar em casa, ambientes despojados e sem ostentação. Ser abraçada pelo sofá. Ambientes democráticos.

imagens e definiçoes:decorador.net

Sim, podemos também classificar os estilos como: minimalista, contemporâneo, étnico, clássico.. Mas com esses, já conseguimos ter um ótimo ponto de partida, né?! Com qual vocês mais se identificam? Eu? Uma misturinha do romântico+teatral+espirituoso, pode? rsrs

6 comentários:

  1. Oi Bárbara! bárbaro o seu post hehehe...sabe, eu sou especializada em estilo e uma dúvida das pessoas é exatamente esta "Só tenho um estilo?" e é aí que elas se enganam. Estilo é aquilo que vc disse no começo: um cj de características mais ou menos constantes. Por exemplo, o fato de vc gostar de misturas faz parte do seu estilo. Qdo se faz levantamento de estilo, o "lance" ou o "pulo do gato" é trabalhar com conceitos e não com labels ou etiquetas. Isso só pode ser feito com um trabalho minucioso e preferencialmente com imagens e não com palavras (porque cada pessoa dá nome às coisas de formas diferentes). Não é legal??? beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post. Meu estilo é uma mistura de masculino, cosmopolita e casual, sem esquecer de um pouco de natural: minhas plantinhas amadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Bárbara...
    Me conheço bem e sei que o estilo romântico é o meu preferido, mas ás vezes ítens de outro estilo me chamam a atenção, mas até que tenho a mente aberta, só não me agrada coisas modernas demais. Eu gosto do vintage, do antigo, do velho, até mesmo na música, anos 70 e 80. Filmes em preto e branco, sempre me lembro de ser assim!
    Muito legal esse seu post, faz a gente parar pra pensar um pouco!
    Bjs e um ótimo dia pra vc.

    ResponderExcluir
  4. AMEI esse post ... concerteza sou do estilo romantico + espirituoso .... o teatral me da melancolia só de olhar haha imagina na minha casa .. não nãoo depre totaal hahahaha beijo e mais uma vez parabéns vc me surpeende sempre mais

    ResponderExcluir
  5. Oie! Vim visitar seu bloguinho!
    Adorei o post, lindo e muito informativo!!! O meu estilo é uma misturinha também hahaha romântico com teatral, ai que sonho! =) Beijos!

    ResponderExcluir